Mundo: a escadaria da Capela Loretto em Santa Fé

Mundo: a escadaria da Capela Loretto em Santa Fé

A capela de Loretto, fundada em 1878 como um anexo ao convento católico Nossa Senhora da Luz, é portadora de uma rara e intrigante história. Construída na cidade de Santa Fé, Novo México, EUA, a capela de estilo gótico foi laboriosamente erguida pelo arquiteto francês Antonio Mouly.

Só que Mouly foi assassinado antes que pudesse construir uma escada que ligasse o piso de cima, destinado ao coral, ao piso térreo da capela. Quando o projeto ficou pronto um problema veio à tona: não havia a tal escada para que as freiras pudessem subir até o piso superior. Como se isso não bastasse, praticamente não havia espaço para a construção de uma escada de última hora.

Devido à situação as irmãs decidiram realizar uma novena para São José, que em vida foi carpinteiro, pedindo por alguém que pudesse solucionar o problema. Dia após dia, as irmãs rezaram sem que aparentemente nada acontecesse. No último dia da novena entretanto, um forasteiro apareceu na frente da capela acompanhado de um burrinho carregado de ferramentas de carpintaria.

Tão misteriosamente quanto a sua chegada, o carpinteiro exigiu apenas duas coisas para desempenhar seu ofício: grandes cubas de água e três meses de privacidade dentro da capela. As irmãs atenderam ao pedido e o carpinteiro trabalhou no mais absoluto isolamento.

No dia em que a escada estava terminada, as Irmãs de Loretto organizaram um jantar de agradecimento. No entanto, o forasteiro não apareceu. Logo depois de concluir a obra ele se foi sem deixar nome e nem pedir pagamento.

A escada da capela de Loretto tem 33 degraus e foi realizada sem ferramentas elétricas ou pregos. A obra inteira não tem cola ou outros adesivos, valendo-se apenas de técnicas de encaixe para consolidar a estrutura. A origem da material com a qual se construiu a escada também representa outra parte intrigante da história. Segundo os estudiosos, a madeira utilizada não é própria da região e não se sabe como foi parar lá.

Um homem misterioso, uma escada enigmática, madeira que não é da região. Hoje, 147 anos depois de sua construção, a escada de Santa Fé gera mais perguntas que nunca e de qualquer modo, o prodigioso trabalho realizado merece ao menos reverência.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp