Começa hoje (17/10) e vai até domingo a sexta edição do Rio Coffee Nation. O evento acontece na capital, Rio de Janeiro, no Jockey Clube, no espaço EXC, Jardim Botânico. Serão mais de 60 produtores de café de diferentes regiões do país e o festival oferece uma programação de degustações, oficinas, palestras e aulas com chefs, baristas e mixologistas renomados. O tema do festival este ano é “Café com futuro: um prazer que transforma“.
Estarão presentes no evento diversos nomes da gastronomia e mixologia como Jessica Sanches, da Casa Horto, o sommelier José Padilha e o chef Rodrigo Sardinha, do Gastromotiva. Também será apresentada uma bebida autoral do evento em parceria com a Coffee Taste – a bebida será infusionada no copo de café com nitrogênio com uma torneira, formando uma espuma cremosa que lembra um chope escuro. Além disso será lançado um roteiro turístico do Vale do Café e no domingo ocorre uma Coffee Party.
O evento é promovido pela agência Sonimage e tem o patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior (SEDIPAF), chefiada pelo deputado estadual Jair Bittencourt. A pasta levará 12 cafeicultores fluminenses para participar do evento e apresentar seus grãos especiais. Além da SEDIPAF, também apoia o evento a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e diversas outras associações de produtores de café especiais.
“O Rio Coffee Nation nasceu para ser um movimento de energia que celebra os cafés especiais do Brasil. Cada edição é uma oportunidade de unir produtores, consumidores e amantes do café em torno de algo maior: inspira o consumidor e mostra que o café especial brasileiro é sinônimo de inovação, qualidade e sustentabilidade.” destaca Martina Barth d’Avila, da Sonimage.
A estimativa é de que entre 5% e 10% do consumo de café no Brasil correspondam a cafés especiais. Projeções da consultoria Grand View Research, o mercado brasileiro de cafés especiais teve receita estimada de US$ 2 bilhões em 2024, com previsão de alcançar US$ 3 bilhões até 2030, um crescimento anual de cerca de 9,9 % entre 2025 e 2030.