As redes sociais fazem parte da vida de bilhões de pessoas pelo mundo, seja para o trabalho, interagir com amigos e colegas, buscar informações ou até mesmo para namorar. Cada um utiliza como quiser, entretanto, não isenta de causar problemas para o utilizador, principalmente se este estiver em um relacionamento.
Uma curtida em uma foto, um comentário ou uma mensagem em particular pode ser algo simples, mas mostra um certo vínculo entre quem curte a publicação e quem recebe a curtida. E eis o questionamento – a partir de que ponto a curtida de fotos de outras pessoas passa a ser uma traição?
Conforme estudos feitos pela Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. A análise “Tendências de Social Media 2023” mostra que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil têm passado cada vez mais tempo na internet. A categoria foi a mais consumida em dezembro de 2022, somando 356 bilhões de minutos, o que equivale a 46 horas de conexão por usuário no mês, e representa um aumento de 31% em relação a janeiro de 2020.
A traição virtual é um fenômeno crescente que afeta muitos relacionamentos na era digital. Conforme o estudo Radiografia da Infidelidade e Infiéis no Brasil (2022) 8 em cada 10 pessoas já traíram em relacionamentos monogâmicos. Isso coloca o Brasil como o país mais infiel da América Latina, revelando a alta incidência de infidelidade no país. Além disso, os entrevistados nas pesquisas consideram que os homens são mais infiéis e os dados comprovam isso: 91% dos participantes do gênero masculino afirmaram já terem traído, contra 88% das mulheres.
O uso das redes sociais por parte dos casais exige responsabilidade, respeito e principalmente empatia. O Especialista em relacionamentos e comportamento, Maicon Paiva, fala de um medidor de limites. “Consideramos uma traição quando começa a ocorrer um desvio da energia afetiva, seja do sexo, da cumplicidade ou da parceria, que antes era dedicada a outra pessoa, agora é para um terceiro” diz ele.
Trocas de curtidas e comentários podem sim ser considerados uma traição virtual, já que traição não é só contato físico. Certos tipos de contato virtual violam a confiança e o respeito entre o casal. Isso pode não só minar como acabar de vez com o relacionamento.
Maicon Paiva explica que, caso as pessoas não tomem o devido cuidado, os “likes” das redes sociais podem virar “dislikes” em casa. “O problema não é o like, mas a intenção. Precisa-se fazer a pergunta da reciprocidade: como se sentiria no lugar do outro? O relacionamento é baseado em confiança. A energia precisa ser aplicada em prol do relacionamento, precisa ser cuidado por ambas as partes” afirma.