Opinião: o trânsito de Itaperuna, um assunto que ninguém tem coragem de abordar

Opinião: o trânsito de Itaperuna, um assunto que ninguém tem coragem de abordar

Não é de hoje que o trânsito em Itaperuna, está caótico. O total desrespeito pelas normas de trânsito e veículos em péssima condição de circulação põem toda a população em risco. Seja pela altíssima taxa de acidentes ou pelo barulho perturbador causado pelos escapamentos irregulares das motocicletas, a falta de ordem no trânsito prejudica por tabela toda a sociedade.

Ainda que em meio a esta situação, muitos itaperunenses ainda lembram com temor da longínqua época das apreensões de veículos pelo Rodando Certo. Apesar daquelas apreensões estarem de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o programa causou muita revolta.

Nas eleições municipais de 2016, o Rodando Certo virou pauta política e promessa de campanha do candidato a prefeito que saiu vitorioso daquelas eleições. Usando-se da velha política do pão e circo, o candidato inseminou no pensamento da população a visão de que o programa estaria sendo utilizado para apreender os veículos de trabalhadores e atrapalhar a vida do cidadão.

Acontece que o outro lado da moeda ficou escondido. Em virtude daqueles discursos demagogos, são poucos os que entenderam a real importância de uma maior fiscalização dos veículos em Itaperuna.

Em pleno 2025 podemos encontrar um cenário muito diferente do que se via há quase 10 anos atrás. O trânsito nunca foi e nem será perfeito, mas cenário atual é de tragédia. Motocicletas cortam a noite em inconsequente correria, os semáforos do centro são decorativos fora do horário comercial e os semáforos dos bairros são ignorados. Se formos resumir o trânsito de Itaperuna em uma frase seria “o itaperunense prefere bater do que frear“.

Isto não é nada mais ou nada menos do que o reflexo de anos de falta de fiscalização efetiva. Não estamos desmerecendo os profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) ou da Polícia Militar (PM). Acontece que estes homens e mulheres trabalham de mãos atadas.

Como lembramos com rancor das apreensões de veículos pelo Rodando Certo, deveríamos, por justiça lembrar que não haviam tantos acidentes e mortes devido ao trânsito. Também não tínhamos essas incontáveis motocicletas barulhentas perturbando a paz independentemente do horário.

Vale lembrar também que a falta de fiscalização no trânsito favorece em muito a criminalidade pois, na maioria das vezes, veículos irregulares são utilizados para o cometimento de crimes. Esse inclusive foi o caso do assassinato praticado na Avenida Cardoso Moreira.

Na prática, todas as ações previstas no Código de Trânsito são eficazes e necessárias para termos de volta a nossa ordem e segurança no trânsito. Isso serve tanto na redução do número de acidentes, quanto na prática de crimes usando veículos irregulares.

Não podemos nos omitir em cobrar das autoridades responsáveis uma efetiva ação contra essa desordem no trânsito. Isso significa também e principalmente a apreensão desses veículos em depósito público, pois somente multar não esta resolvendo.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp