Na sua primeira mensagem a Câmara Municipal o prefeito de Itaperuna, Emanuel Medeiros (Nel), voltou ontem (03/02) a falar sobre as dificuldades financeiras que enfrenta o município. A mensagem, lida pelo Líder do Governo, Wellington do Guaritá (PL), afirma dívidas encontradas que já somam 457.710.649,21 reais. Esse valor pode ser ainda maior dependendo dos levantamentos que estão sendo realizados pelos órgãos municipais.
Segundo Nel, a gestão passada deixou em aberto compromissos vencidos com a própria Prefeitura, com a FUNITA, com o Fundo Municipal de Saúde, com o RPPS, com os Fundos Municipais da Criança, do Idoso, da Educação e da Habitação. Além disso, conforme a mensagem, há também dívidas relacionadas a encargos trabalhistas, FGTS, INSS e royalties da Educação e da Saúde acumulados entre 2021 e 2024.
Isso, segundo o prefeito, sem sequer considerar os problemas na Secretaria de Saúde, que foi isolada através do Decreto Calamidade Pública Financeira no setor. Nesta área, além das dívidas milionárias referente a obrigações trabalhistas, previdenciárias e assistenciais, retenções gerais e credores a pagar, existem também débitos imensos com o Hospital São José do Avaí.