O instituto Prefab Future iniciou uma série de estudos sobre o comportamento do eleitorado de olho nas eleições de 2026. A primeira fase da pesquisa, realizada em 2 de fevereiro, entrevistou 730 fiéis da Assembleia de Deus na capital, região metropolitana e Baixada Fluminense. A margem de erro do levantamento é de 3,8%.
A sondagem avaliou a percepção dos entrevistados sobre os governos Lula e Bolsonaro, além de medir a intenção de voto para o Senado no Rio de Janeiro. Na próxima semana, o instituto ampliará a pesquisa para ouvir outras denominações evangélicas em todo o estado e, no fim de semana, realizará sua primeira pesquisa sobre a disputa para o governo estadual. Em março, será feita a primeira sondagem nacional para a Presidência da República.
Os pesquisadores perguntaram aos entrevistados se aprovam ou não o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os resultados foram os seguintes:
- Não aprovam – 79,9%
- Aprovam – 10,3%
- Não sabem avaliar – 9,8%
Já a avaliação do governo Jair Bolsonaro (2019-2022) entre os fiéis da Assembleia de Deus teve os seguintes números:
- Aprovaram – 67,8%
- Não aprovaram – 21,1%
- Não sabem avaliar – 11,1%
Os números mostram uma forte rejeição a Lula e um elevado nível de apoio ao governo Bolsonaro dentro desse segmento do eleitorado evangélico.
Fonte: Diário do Rio