Brasil: proposta quer transformar o Rio em capital honorária do país

Brasil: proposta quer transformar o Rio em capital honorária do país

O prefeito Eduardo Paes (PSD) deve entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um estudo defendendo que o Governo Federal torne o Rio de Janeiro a capital honorária do Brasil. A proposta conta com o apoio de várias entidades do setor público e privado, como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

O presidente da FIRJAN, Luiz Césio Caetano, aposta no protagonismo histórico, geográfico e geopolítico da capital fluminense para conquistar a nomeação. Caetano acredita na aceitação de Lula, o que potencializará ainda mais a atração de grandes eventos para cidade:

O Rio tem sua carioquice, seu soft power que desenvolvemos ao longo dos anos. O título pode gerar um maior movimento para a rede hoteleira e a cadeia de serviços, que acaba também impulsionando a indústria para dar a infraestrutura necessária”, diz Luiz Césio Caetano.

Nas 61 páginas do estudo, a Prefeitura apresenta sugestões de medidas complementares ao reconhecimento do Rio como capital honorária e cidade federal. Entre elas estão a proibição da transferência de órgãos federais sediados no município e a utilização e revitalização de bens imóveis com sede na cidade.

Para a administração municipal, a titulação reforçará a posição do Rio como a imagem do Brasil no mundo. Isso seria um ensaio de reparação aos atos considerados prejudiciais à cidade, como a transferência da capital para Brasília e a fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975, durante o governo militar.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp