O governo do prefeito Emanuel Medeiros (Nel) conseguiu, já neste quarto mês de mandato, um grande feito para Itaperuna. O prefeito e sua equipe conseguiram elevar os recebimentos municipais do que seriam os royalties do minério de ferro. O valor, que anteriormente era de pouco mais de cinco mil reais, agora supera os 30 mil reais mensais.
O que aparentemente parece pouco, na verdade é a primeira vitória de uma batalha que não é nada pequena. Ao mostrar disposição para lidar com a questão do mineroduto que atravessa o município e com as consequências do Porto do Açu para a cidade, o governo Nel compra uma briga antiga.
Os itaperunenses convivem diariamente com um gigante fluxo de carretas que atravessam a área urbana justamente em consequência do escoamento do minério de ferro e do Porto do Açu. A prefeitura comprando a briga chama tanto o porto, quanto as mineradoras, a compensarem os prejuízos econômicos e sociais que estes infligem ao município.
Em resumo, o governo de Nel está sinalizando que não irá abrir mão das compensações as quais Itaperuna tem direito. Nem deixar que a cidade receba compensações de segunda classe, quando tem que lidar com consequências de primeira.