A Portela, uma das mais tradicionais escolas do carnaval carioca, terá três chapas na eleição marcada para a segunda quinzena de maio. Batizada de “União Portela”, a mais recente terá Júnior Escafura como candidato a presidente. Escafura é filho de Luís Carlos Escafura, que presidiu a Azul e Branca entre 1995 a 1997. Neguinho da Beija-Flor gravou o anúncio da candidatura, e o vídeo já está sendo compartilhado pelos integrantes da escola.
Na última Sexta-Feira (18/04), Júnior postou fotos na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. “Os últimos dias não têm sido fáceis para mim. A decepção, a tristeza são sentimentos que magoam demais o coração (…) A fé sempre foi a minha morada e é nela que vou me agarrar pra superar esse momento e dar a volta por cima” escreveu na legenda.
Júnior deixou a vice-presidência da escola magoado com o atual mandachuva, Fábio Pavão. Eles teriam rompido a parceria porque o presidente não apoiou seu vice na pretensão de encabeçar a chapa da situação, Portela verdade. Havia uma negociação para que Scafura assumisse o comando da escola pelos próximos três anos.
A outra chapa, Supera Portela, tem Dr. Leo e André Martinelli na dobradinha. O advogado Dr. Leo representava o jurídico no grupo governista, mas também rompeu com Fábio Pavão e se aliou ao empresário do ramo imobiliário.
A confusão tem se instaurado na escola centenária, com integrantes, de todos os setores, declarando votos individuais, independentemente do posicionamento de seus líderes. Tudo indica que as eleições não serão fáceis.
Para piorar o clima de treta, a atual administração tem se recusado a liberar a lista com os contatos e endereços dos sócios aptos a votar. Na Liga Independente das Escolas de Samba, o clima também é de expectativa. Escafura, cabe ressaltar, é o diretor secretário, o terceiro cargo na hierarquia da Liga.