O Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão estadual, registrou avanços significativos na balneabilidade das praias de Botafogo, Flamengo e Glória na capital, Rio de Janeiro. Conforme os boletins mais recentes, a qualidade da água tem apresentado melhora, resultado direto de intervenções no sistema de esgotamento sanitário, redes pluviais e obras de infraestrutura. O monitoramento é feito em 119 pontos da Baía de Guanabara, com foco especial nas saídas de rios e canais.
“A recuperação das praias é resultado de ações integradas de saneamento, infraestrutura e fiscalização, que visam garantir condições adequadas para lazer e preservação ambiental. Os números apresentados reforçam o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a melhoria da qualidade de vida e revitalização dos espaços públicos de lazer” afirmou o governador Cláudio Castro.
Entre 2021 e 2022, a Praia de Botafogo registrou redução de 90% nos níveis de coliformes fecais. Em 2024, o local alcançou seu melhor resultado de balneabilidade (26,3%) desde o início da série histórica, em 2007. Na estratégia de redução de resíduos na Baía de Guanabara, em 2023 o INEA instalou 17 ecobarreiras em rios e canais que deságuam na Baía. Elas impedem, em média, que 1,2 tonelada de lixo chegue até o local.
Também foram realizadas, em 2024, 150 vistorias no entorno da Baía e 172 autos de infração aplicados por danos ambientais. Entre as atividades fiscalizadas estão Porto do Rio, estaleiros, indústrias e areais. Junto às concessionárias de água, a instituição também realiza trabalho conjunto para identificar os responsáveis pelo descarte irregular de resíduos na Baía de Guanabara.