O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta semana que, se não recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), ele não consegue governar o país. A declaração sai em meio à crise do governo federal com o Congresso, depois que Lula resolveu ir ao STF para judicializar o decreto de aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para manter a proposta.
“Se eu não entrar com recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte…ou seja, eu não governo mais o país, cara. Cada macaco no seu galho. Ele (Congresso Nacional) legisla, eu governo, sabe?” disse o presidente em entrevista à TV Bahia.
Resultando em derrota para o petista, o Congresso derrubou o veto na semana passada, que aumentaria o imposto do IOF. Lula então entrou com pedido à Advocacia Geral da União (AGU), acionando o STF, para reverter a situação do decreto. O presidente também declarou que o erro do Congresso foi cometido por descumprir um acordo firmado em um encontro entre os presidentes da Câmara e Senado, Hugo Motta (REP) e Davi Alcolumbre (UNIÃO).