Mundo: Zambelli deve pedir asilo político na Itália

Mundo: Zambelli deve pedir asilo político na Itália

Depois de ser detida em território italiano, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) decidiu requisitar asilo político ao governo da Itália. A informação foi divulgada pela CNN. Ela permanece sob custódia em uma delegacia local, aguardando definição sobre os próximos procedimentos.

O pedido de asilo apresentado por Zambelli será analisado pelas autoridades italianas, com decisão baseada sobretudo em critérios políticos. A premiê Giorgia Meloni pode influenciar na avaliação, tornando essa alternativa plausível diante do contexto.

O processo de extradição foi formalmente iniciado em 11 de junho, quando o Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu a documentação encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Depois da análise do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, o pedido foi enviado ao Ministério das Relações Exteriores, responsável por remeter o caso à chancelaria italiana.

A prisão da deputada pode representar mais um revés para o governo Lula internacionalmente. Caso a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), a justiça italiana ou próprio governo da Itália concordem com a versão dos advogados de Zambelli, de que ela é uma perseguida política, como ocorreu no caso do jornalista Oswaldo Eustáquio pela justiça espanhola, fica reforçada a percepção da comunidade internacional de que o governo brasileiro e o próprio STF são promotores de um regime autoritário.

Fonte: Revista Oeste

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp