Noroeste: TRE-RJ reverte sentença que cassou os diplomas da Prefeita de Cardoso Moreira

Noroeste: TRE-RJ reverte sentença que cassou os diplomas da Prefeita de Cardoso Moreira

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) decidiu, por maioria de votos, absolver a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler (União), e sua vice, Neriete Navarro (PP), da acusação de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A decisão teve cinco votos favoráveis à absolvição e um contrário. Na verdade, o julgamento deverá ser concluído no dia 19 de agosto, vez que ainda resta o voto do desembargador Bruno Bodart, mas que não deverá gerar efeitos práticos.

A chapa havia sido cassada em janeiro deste ano por uma decisão da Justiça Eleitoral de primeira instância, que as tornou inelegíveis por oito anos. A sentença, do juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças, da 141ª Zona Eleitoral, concluía que a prefeita teria coordenado um grupo de monitoramento para perseguir adversários, após uma denúncia da então candidata a vereadora Ângela Lucia Quintanilha Campos Braga.

No julgamento do TRE-RJ, o único voto contrário à absolvição foi do presidente do Tribunal, o desembargador Peterson Anderson Simão, que divergiu da relatoria do processo. O Ministério Público Eleitoral, responsável pela denúncia original, ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Geane e Neriete permaneceram em seus cargos durante todo o processo e não chegaram a ser afastadas.

Fonte: Rádio Natividade

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp