Estado: pesquisa Genial/Quaest mostra situação eleitoral do Rio de Janeiro para 2026

Estado: pesquisa Genial/Quaest mostra situação eleitoral do Rio de Janeiro para 2026

A corrida pelo Palácio Guanabara em 2026 deve começar com larga vantagem para o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD). É o que apontou a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana. O levantamento ouviu 1.404 eleitores fluminenses entre os dias 13 a 17 de agosto e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Conforme o estudo, Paes aparece com 35% das intenções de voto no cenário estimulado de primeiro turno. Em segundo lugar está o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), Rodrigo Bacellar (PL), com 9%.

Em seguida surgem os nomes de Washington Reis (MDB) com 5%, Monica Benicio (PSOL) com 4% e do médico Ítalo Marsili (NOVO) com 2%. Ainda segundo a pesquisa, 15% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 30% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou não comparecer às urnas.

A pesquisa Genial/Quaest também avaliou a percepção da população sobre o desempenho do governador estado, Cláudio Castro (PL). Em fevereiro, 48% dos fluminenses afirmavam desaprovar a gestão de Cláudio Castro, contra 42% que aprovavam.

Agora, os números mostram inversão – 43% dizem aprovar o governador, enquanto 41% desaprovam, um empate técnico dentro da margem de erro. A fatia que não sabe ou não respondeu subiu de 10% para 16%. O levantamento também mediu a opinião da população sobre diferentes áreas de atuação do governo estadual. A segurança pública é o ponto mais crítico: 60% consideram a atuação negativa, contra apenas 14% que veem o desempenho como positivo.

Fonte: Agenda do Poder

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp