No estado do Rio de Janeiro mais de 2,7 milhões de eleitores ainda não registraram suas digitais, o que representa 21,66% do eleitorado. Em virtude disto o Tribunal Regional Eleitoral tem intensificado a campanha pelo cadastramento biométrico dos eleitores. A meta da instituição é chegar às eleições de 2026 com todos devidamente cadastrados.
Na 141ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Italva e Cardoso Moreira, 1.393 eleitores ainda precisam regularizar a situação. Em Italva, são 602 pendentes (5,11% do total do município), enquanto em Cardoso Moreira o número chega a 791 (6,17%).
Para regularizar a situação basta procurar o Cartório Eleitoral, localizado na Rua Zilto de Souza Pereira, em Italva, em frente ao Fórum da cidade. O eleitor deve levar consigo um documento oficial com foto e um comprovante de residência. O procedimento é gratuito e rápido. Durante o processo são coletadas as digitais, uma foto é registrada e os dados são atualizados. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
Fonte: Folha de Italva