A Escola FIRJAN-SESI Itaperuna prepara uma expansão para receber, nos próximos anos, 240 alunos no modelo do Novo Ensino Médio. O projeto deve ter início já a partir do mês de fevereiro do próximo ano (2026). Inicialmente, serão abertas 80 vagas para o primeiro ano, dividido em duas turmas. Os estudantes frequentarão o Ensino Médio Regular aliado ao Técnico, portanto, em tempo integral, e poderão optar entre o curso de Eletrotécnica ou de Desenvolvimento de Sistemas.
“A ampliação da Escola Firjan SESI representa um avanço histórico para a nossa região. Com este investimento, a instituição, que já é reconhecida pela qualidade do ensino, terá uma estrutura de excelência, equivalente a escolas de grandes centros, sem contar o diferencial da equipe pedagógica. Esse passo fortalece a educação regional, valoriza professores e toda uma cadeia profissional de educadores, e garante que mais estudantes possam sonhar e construir seu futuro sem precisar sair do município em busca de um ensino de qualidade”, disse José Magno Vargas Hoffmann, presidente da FIRJAN* Noroeste Fluminense.
O ingresso será realizado por meio de processo seletivo da própria FIRJAN-SESI** que ocorrerá ainda neste ano com prova prevista para novembro. Já o início das aulas está previsto para fevereiro de 2026. O objetivo é que, anualmente, sejam abertas 80 novas vagas, sempre para o primeiro ano. Assim, ao longo de três anos, a escola contará com 240 estudantes no Ensino Médio, organizados em seis turmas.
“Para preparar a expansão com os novos alunos, a unidade receberá cerca de R$ 19 milhões em investimentos. Serão construídas seis novas salas de aula, três laboratórios de Tecnologia da Informação, uma sala de robótica e um novo refeitório, além de um Firjan SENAI LAB de nível 2 e uma nova biblioteca. As obras, que já estão em andamento, têm previsão de conclusão para o início de 2026”, explicou Tarcisio Mendel Almeida, gerente de Operações da FIRJAN-SESI Itaperuna.
A unidade operacional de Itaperuna foi inaugurada em 17 de julho de 1993, oferecendo inicialmente apenas os setores de Educação, Lazer e Administração. Após certo tempo passou a ofertar também Educação Profissional, Educação Básica, Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Promoção da Saúde e Cultura.
Durante a pandemia, a Educação Infantil foi descontinuada, e desde então, a instituição se concentrou no Ensino Fundamental 1 e 2, atendendo hoje a 244 alunos. No mesmo período, a FIRJAN-SENAI*** se mudou para o espaço físico ocupado pela FIRJAN-SESI, o que possibilitou a parceria para implantação do Novo Ensino Médio (NEM) em 2026.
“Do total de alunos hoje, 130 são dos anos iniciais do Fundamental e 114 dos finais. A escola tem uma equipe de 30 colaboradores e vive um processo de ampliação, expandindo e consolidando a oferta educacional na região”, concluiu Almeida.
* Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro
** Serviço Social da Indústria
*** Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial