A cafeicultura fluminense vive um momento decisivo de valorização e fortalecimento dos pequenos produtores. Pensando nisto a EMATER-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (SEDIPAF) lançou o 1º Prêmio de Excelência – Cafés do Rio.
A iniciativa busca consolidar o estado do Rio de Janeiro como referência nacional na produção de cafés especiais, estimulando a adoção de boas práticas agrícolas, o aprimoramento técnico e a sucessão familiar no campo. O prêmio tem como propósito reconhecer o trabalho dos produtores, ampliar a presença dos cafés fluminenses nos mercados interno e externo e impulsionar a sustentabilidade da atividade , agregando valor a toda a cadeia produtiva.
O concurso terá duas categorias: a Natural (via seca), que premiará cafés secos com casca no terreiro ou secador, e a Via Úmida, que são cafés cerejas descascados, despolpados ou desmucilados, secos sem casca. Cada unidade familiar poderá inscrever apenas uma amostra por categoria, respeitando os critérios técnicos estabelecidos no regulamento.
A premiação conta com apoio de instituições peso-pesado na área como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ASCARJ (Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), FAERJ (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro), COOPERNACOL (Cooperativa de Café do Norte Fluminense Ltda), ASCAE (Associacao Serrana de Cafes Especiais), ACEAN (Associação Produtores Cafés Especiais Alto Noroeste) e ASCAV (Associação dos Cafeicultores do Vale do Café).
As inscrições estarão abertas desde o dia 12 de setembro e vão até o dia 1º de outubro de 2025, de forma gratuita, pelo site http://code.st/concursoematerrj. Os cafeicultores devem entregar suas amostras nos escritórios locais da EMATER-RIO, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, das 8h30 às 17h.
Os vencedores serão anunciados em 12 de dezembro de 2025, em cerimônia no Palácio Guanabara. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão troféus, certificados e ampla divulgação em mídias especializadas , além de participarem de ações estratégicas de promoção dos cafés fluminenses.