Mundo: Igreja Católica anuncia novas regras para cerimônias de casamento

Os casais que pretendem se casar na Igrejas Católica Apostólica Romana devem verificar as novas regras estabelecidas para o casamentos na instituição. Conforme as autoridades eclesiásticas, as medidas tem como objetivo resgatar o sentido litúrgico e espiritual do matrimônio.

As medidas são vistas como um meio de obstaculizar os excessos de caráter social ou cenográfico nas cerimônias. Essas práticas, segundo o clero, ao longo dos anos, vem se tornando predominantes e se distanciando dos protocolos católicos.

Entre as principais mudanças, por exemplo, está a limitação dos números de padrinhos, que agora só poderá ser de no máximo oito casais. Na decoração também foram limitados os arranjos de flores, apenas 4 serão permitidos, e itens como espelhos, tapetes de vidro ou passarelas de madeira estão proibidos.

A ordem das entradas também foram padronizadas em noivo, padrinhos, noiva e crianças. Já as músicas seculares foram proibidas durante a cerimônia, ficando este momento restrito as canções sacras. As crianças também não poderão mais usar carrinhos elétricos, fantasias ou fazer performances teatrais na cerimônia. Brincadeiras na “hora do sim” e atrasos também foram banidos definitivamente.

Representantes da Pastoral Familiar explicaram que o descumprimento de algumas dessas regras podem na resultar na anulação do casamento religioso. Isso significa que os noivos estejam cientes das novas regras para que não haja mais transtornos ou atitudes que possam desrespeitar a instituição religiosa.