Nossa História

Muitos anos atrás a revista Carta Capital publicou uma reportagem cujo título era “na segunda guerra a verdade ajudou os aliados a vencer”. A matéria afirmava, em resumo, que como a máquina de propaganda nazista fazia maquiagens descaradas sobre a realidade, a BBC (rádio dos aliados) resolveu ir na contra mão e falar a verdade para conquistar a confiança dos seus ouvintes.

A British Broadcasting Corporation não se furtou em noticiar as derrotas dos aliados e as vitórias nazistas. Não importava o quão ruim fosse a derrota, a notícia era entregue seguida de alguma mensagem que reinstituía confiança na vitória final. Entre 1939 e 1941 a BBC entregava diariamente ao público os relatórios das derrotas dos aliados sem perder o ânimo.

Quando o rumo da guerra virou e os aliados passaram a ter um equilíbrio de forças a propaganda do Terceiro Reich parou de funcionar. Os oficiais nazistas sabiam que os jornais alemães mentiam e eram censurados, além disso confiavam que a rádio inglesa falava a verdade. Quando escutaram sobre as primeiras derrotas nazistas na BBC e na contra mão disto ouviam as mensagens de vitória emitidas pelos marqueteiros de Hitler, sabiam em quem confiar.

O esforço de reação nazista foi minado de baixo para cima contando apenas com o poder da verdade e o alcance do sinal de rádio. Essa é uma poderosa mensagem, de que a verdade tem mais poder que a mentira e no final, sempre prevalece.

No final de 2022, um grupo de amigos motivados por essa visão resolveu desenvolver um trabalho jornalístico sério, respeitoso e independente em Itaperuna e região. Eles perceberam a necessidade de um veículo de informação e opinião que permitisse ao cidadão médio pensar com clareza sobre a realidade que o cerca sem apelar para um noticiário sensacionalista.

Pregando valores e princípios muito claros – defesa da propriedade, da ordem, da livre iniciativa, da livre expressão, da transparência do poder público, do respeito aos indivíduos e a defesa da verdade – foi fundado o Noroeste Informa.

Apenas três anos após sua fundação este site tornou-se um dos principais meios de comunicação da região, sendo visto como uma fonte confiável de notícias. São milhares de seguidores e milhões de visualizações que se espalham entre cada uma das nossas redes (Instagram, Tiktok, Facebook e Whatsapp).

Tudo isso tem sido incrível e nos enche de orgulho pelo trabalho desenvolvido até aqui, aumentando ainda mais a carga de responsabilidade em seguir com um trabalho sério e corajoso. Por isso mesmo sempre agradecemos a nossa audiência e aos nossos leitores.

A imprensa tem um papel fundamental em qualquer sociedade livre, pois é dela o papel de curadoria das informações para o grosso da população que não tem tempo para procurar e analisar tudo que acontece por si mesma. Isso significa que com esse grande poder também vêm uma enorme responsabilidade. Uma responsabilidade que o Noroeste Informa jamais deixará de considerar.

A verdade marcha e nada conseguirá detê-la. (frase usada no editorial J’accuse, de Emile Zola)

Atenciosamente, equipe Noroeste Informa