Brasil: Governo Federal pode proibir produção de tilápia no país

Brasil: Governo Federal pode proibir produção de tilápia no país

A possível inclusão da tilápia na lista de espécies exóticas invasoras, proposta pela Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO), tem causado apreensão e críticas entre piscicultores. O órgão, que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), enquadraria o peixe na mesma categoria do javali, cujo parte da estratégia de controle oficial envolve erradicação.

A votação da proposta está marcada para 8 de novembro, e caso aprovada, pode afetar até 68% da produção nacional de peixes cultivados. “A classificação como invasora coloca essas espécies no mesmo patamar de alerta e controle como o javali, tendo como parte da estratégia apresentado pela Secretária de Biodiversidade do MMA, a erradicação”, diz nota da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifestou oposição à sugestão da CONABIO durante sessão da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O presidente da frente, o deputado federal Pedro Lupion (PP), diz que “A lista inclui diversas espécies amplamente cultivadas e produzidas no país, com enorme relevância econômica, e que, pasmem, foram classificadas de forma totalmente desconectada da realidade da agropecuária brasileira”.

O Ministério do Meio Ambiente afirmou em nota que a eventual inclusão da tilápia na Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, não iria prever a interrupção de sua produção no país. A manifestação não surtiu o efeito de acalmar piscicultores de todo o país, que já lidam com a perda de exportações para os Estados Unidos devido as taxas aplicadas pelo presidente daquele país, Donald Trump.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp