O vice-governador Ricardo Ferraço divulgou o planejamento do Governo do Estado para a Operação Verão 2025/2026 no Espírito Santo. A ação se estenderá de hoje (26/12) até 22 de fevereiro de 2026, ampliando a presença policial em 27 municípios capixabas, de todas as regiões, com o objetivo de garantir a ordem pública e a paz social, especialmente nos balneários e pontos turísticos.
A Operação Verão também abrange planejamentos específicos para os grandes eventos previstos para o período, tais como Réveillon, carnaval de Vitória, carnaval oficial, blocos de carnaval e festas municipais. Desta forma, os reforços de efetivo e direcionamento de recursos levará em consideração as especificidades de cada demanda, dentro do período da Operação.
Será uma média de 1.200 agentes das forças de segurança serão empenhados por dia durante a Operação Verão. Unidades das Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) e de Turismo (SETUR), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-ES), do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), da Capitania dos Portos do Espírito Santo, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das prefeituras trabalharão integradas.
Os dados obtidos por meio dos Totens de Segurança, Cerco Inteligente do Estado, câmeras com reconhecimento facial, drones das forças de segurança, imageador térmico do NOTAer e câmeras corporais das Polícias Civil e Militar poderão convergir para a central de processamento do NIR e auxiliar nas operações em campo. O Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da SESP vai operar em apoio às equipes operacionais, processando todas as informações coletadas por meio do Parque Tecnológico do Governo do Estado.










