Rio: Comércio popular tem movimentação intensa às vésperas do Natal

Rio: Comércio popular tem movimentação intensa às vésperas do Natal

O melhor presente de Natal pode ser estar junto com a família e amigos, mas a lembrancinha continua entre as prioridades de quem vai celebrar a data. Na tentativa de encontrar o presente ideal milhares de pessoas foram às compras de última hora nos comércios populares no centro da capital, Rio de Janeiro. O local, conhecido como Saara, é considerado o maior shopping a céu aberto do Rio de Janeiro, com mais de 800 lojas.

O movimento dinâmico no local mostra que o brasileiro não parece ter sentido a leve alta de preços em itens natalinos. A inflação desses produtos subiu 0,1% em 2025, na comparação com o Natal de 2024. Os valores, medidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), consideraram alta de preços de presentes e a queda dos de alimentos.

Em relação aos presentes, enquanto caíram os valores de eletrônicos e alguns produtos infantis, puxando a inflação para baixo, subiram os de roupas, produtos de saúde e beleza, principalmente as peças de vestuário masculino. Itens para crianças caíram, principalmente os calçados, com queda de 6% nos preços.

A surpresa boa é para quem ainda não fez as compras de supermercado. Segundo a FGV, a ceia do Natal de 2025 está mais barata, mesmo que algumas carnes ainda estejam pressionando o carrinho de compras. Diminuíram os preços do azeite, do arroz e da batata, apesar da alta, pequena, da carne bovina, pernil e lombo entre 9% e 7%, em média. O bacalhau, um produto importado, nesta época do ano, devido à procura, teve alta de 20% no preço.

Segundo a FGV, este Natal está com um crescimento menor da economia global combinada à melhora das safras e que se refletiram na queda de preços para o consumidor. Ainda impacta a economia brasileira o câmbio, que permaneceu alto a maior parte do ano, e os custos logísticos, mantendo mais altos preços de itens importados, como o bacalhau e produtos de saúde e beleza.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp