A visita do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), a Montevidéu terminou com um anúncio direto para a rede municipal de ensino. A cidade terá a sua primeira escola pública bilíngue (Português/Espanhol). Neves, que é presidente do Mercocidades (rede de municípios dos países que participam do MERCOSUL), esteve reuniudo com o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.
Durante a reunião, Neves defendeu maior participação das cidades nos fóruns dos blocos de países da América do Sul e Latina, em especial a partir do tratado de livre comércio com a União Europeia (UE). O encontro também abriu espaço para discutir como as cidades podem ganhar mais protagonismo nos blocos regionais e em decisões que impactam investimentos e empregos.
O projeto da escola bilíngue será implementado na escola municipal Dom José Pereira Alves, na Vila Ipiranga. O foco está no desenvolvimento de um programa da Secretaria Municipal de Educação de Niterói com o Ministério da Educação do Uruguai para o ensino de espanhol nas unidades municipais.
“Este acordo abre mais que uma janela, abre uma avenida de oportunidades para nossas cidades, que ficam ainda mais atraentes para investimentos, geração de empregos e iniciativas voltadas à inovação e sustentabilidade. Mas propomos maior participação das cidades e dos cidadãos”, disse o prefeito.
Na avaliação do presidente uruguaio, o acordo vai além das questões econômicas. “O tratado fortalece o diálogo político entre os blocos, com base na democracia e no respeito aos direitos humanos. Vamos incluir as cidades e o Mercocidades nos debates”, afirmou Orsi.











