O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo durante um pronunciamento em Downing Street, residência oficial dos chefes de governo britânicos.
Líder do Partido Trabalhista, Starmer afirmou que todas as decisões tomadas durante seu mandato tiveram como objetivo colocar o país em primeiro lugar e informou que comunicou sua decisão ao rei Charles III.
Apesar da renúncia, Starmer permanecerá como primeiro-ministro interino até que o Partido Trabalhista conclua o processo de escolha de seu substituto. A legenda deve abrir oficialmente a disputa interna nas próximas semanas, com previsão de conclusão até o fim do recesso parlamentar do verão britânico.
O ex-prefeito de Manchester, Andy Burnham, desponta como principal nome para sucedê-lo e anunciou que disputará a liderança do partido. Ele agradeceu a Starmer e defendeu uma transição organizada.
A saída ocorre em meio a dificuldades enfrentadas pelo governo trabalhista, incluindo críticas relacionadas ao crescimento econômico, custo de vida, serviços públicos e reformas sociais. A imigração também se tornou um dos principais temas do debate político britânico.
O partido de direita Reform UK, liderado por Nigel Farage, vinha ganhando espaço nas pesquisas e ampliando a pressão sobre os Trabalhistas. Farage classificou Starmer como um dos primeiros-ministros mais fracos do país e defendeu a realização de eleições gerais.
A renúncia abre uma nova disputa dentro do Partido Trabalhista e ocorre em um momento de forte polarização política no Reino Unido.











