Noroeste Informa

Lula compara ações de Israel em Gaza com atos praticados por Hitler durante Segunda Guerra

Lula compara ações de Israel em Gaza com atos praticados por Hitler durante Segunda Guerra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a atacar a comunidade judaica neste domingo (18/02) ao comparar a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista. O chefe do Executivo alegou que os palestinos estariam sendo alvo de um genocídio. Segundo Lula, o Brasil vai defender na Organização das Nações Unidas (ONU) a criação de um Estado Palestino.

Lula, não satisfeito, também voltou a criticar os países que interromperam as doações para a UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente). O órgão que é acusado de empregar pessoas que ajudaram diretamente o Hamas nos ataques terroristas contra Israel em 7 de outubro de 2023. Os ataques culminaram com o assassinato de mais de 1.400 pessoas, incluindo brasileiros, além do sequestro de mais de 200 pessoas, 134 das quais ainda nas mãos do grupo terrorista. Em reação, cerca de 10 países, incluindo os Estados Unidos, cortaram os repasses financeiros para a entidade.

A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) repudiou, em nota à imprensa, as declarações do presidente. A confederação afirma ainda que o “governo brasileiro vem adotando uma postura extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira”.

Veja a nota completa abaixo:

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: