O assassinato do empresário Danilo Castro ocorrido no dia de ontem (06/05) em seu próprio local de trabalho chocou a cidade de Itaperuna. Danilo era popular e figurava na lista de pré-candidatos a vereador do partido Novo. Não se sabe a motivação do crime até o momento, mas em geral não se acredita em motivação política.
Ainda sim seu assassinato escancarou uma crise silenciosa que vem tomando conta de Itaperuna – a da Segurança Pública. Percebida em geral como uma cidade pacata e bastante segura, a cidade tem ficado mais perigosa com o passar do tempo. Seja por invasão de domicílio, assaltos a mão armada ou assassinatos a luz do dia, os crimes estão ficando cada vez mais comuns e constantes.
Já estava difícil passar um único final de semana sem que Itaperuna tenha que lidar com algum caso de violência grave. Agora parece que a violência está alcançando também os dias de semana. Cada nova ocorrência segue indicando que os dias de sossego de noroeste fluminense estão mesmo ficando para trás e o futuro reservado é o da mesma violência presente nos grandes centros.