Noroeste Informa

Attenzione Pickpocket – A Fofoca e a Segurança Pública

Attenzione Pickpocket – A Fofoca e a Segurança Pública

A expressão que viralizou nas redes, principalmente no TikTok, nas últimas três semanas representa também um dos três pilares de uma boa segurança pública. Caso você não faça ideia do que estamos falando recomendo que veja um dos vídeos aqui e aqui. Trata-se de uma mulher italiana que grita e filma batedores de carteira no meio da rua afim de avisar as pessoas para que fiquem atentas aos criminosos. Sempre que ela vê um grupo de batedores de carteira ela liga a câmera e grita repetidamente Attenzione Pickpocket! Que significa Atenção, Batedor de Carteira! Os criminosos escutando os gritos da mulher se assustam e saem correndo, deixando o local sem fazer novas vítimas.

Bom, o que isso tem haver com Segurança Pública? É bem simples. Existem, como dissemos, três pilares de Segurança Pública – Repressão Social e Idade e Repressão Policial. Idade pois a maior incidência de crimes, principalmente os violentos, são cometidos por pessoas entre 12 a 28 anos. Sempre que um país tem um grande número de pessoas nesta faixa etária ocorre uma explosão de criminalidade, uma vez que a população envelheça, a criminalidade também cai. Repressão Policial pois o criminoso precisa ter medo das consequências de cometer um crime. Agora o primeiro pilar, Repressão Social, é do que se trata a italiana que berra Attenzione Pickpocket!

O que é a Repressão Social? Imagine uma cidade como São José de Ubá, que tem apenas 7 mil habitantes. Em virtude de seu tamanho podemos dizer que todos se conhecem, no mínimo de vista. Não sendo o caso ao menos todos conhecem a família de todos. Agora imagine um ladrão atuando naquele local a mão armada. Qual a chance dele ser um completo desconhecido? Baixa não é mesmo? O assaltado saberá quem lhe roubou e isso não só facilita o trabalho da polícia como também uma eventual vingança no caso da repressão policial não funcionar. E se o assaltante for alguém que não mora ali? Simples, tão logo ele chegue levantará suspeitas pois todos ali se conhecem e qualquer pessoa diferente chama a atenção sendo rapidamente identificada.

Sempre que alguém resolve ser o tipo de criminoso que perturba a paz social em uma pequena comunidade é praticamente obrigado a se retirar dali. Caso resolva impor sua presença, ainda que não seja punido pela Justiça, será punido pelos seus vizinhos e transformado em um pária. Ninguém lhe dará emprego, será seu amigo, ou lhe tratará bem. Todos saberão que aquele foi o responsável por perturbar a ordem e isso lhe tirará a mesma paz que ele removeu da comunidade através do crime. Por isso crimes que perturbam a paz social nunca ocorrem no mesmo pequeno universo em que vive o criminoso. Caso ocorram o criminoso será punido e a forma mais leve é a repreensão moral, ou seja, a sociedade lhe virar as costas de forma definitiva. Agora, dependendo da comunidade, essa repreensão pode se tornar física com justiçamento ocorrendo em público como mensagem a outros de que “não façam isso aqui“.

Em resumo é a Repressão Social a razão pela qual, em regra, pequenas comunidades terem poucos crimes de perturbação a ordem social. Por isso o título da matéria ser Fofoca e Segurança Pública. Uma senhora sentada na varanda de casa observando e fofocando com as vizinhas é uma forte razão pela qual um bairro tem poucos assaltos. Qualquer desvio da norma será visto, percebido e fofocado a exaustão. O boato vai circular até chegar nos ouvidos de toda a comunidade que de maneira rápida irá corrigir ou prevenir a ação criminosa. Um carro estranho? Um carro parado de noite? Um movimento esquisito na casa da esquina? O filho de alguém andando com más companhias? Nada passará desapercebido e portanto, nenhum desvio deixará de ser punido.

Quando a senhora italiana grita Attenzione Pickpocket, ela está usando a sociedade para reprimir e prevenir crimes. A punição para batedores de carteira na Itália é muito baixa e ela sabe que não adianta chamar a polícia, então ela grita. Ao gritar ela alerta a todos os presentes que imediatamente passam a censurar os criminosos, ter atenção a eles e mais importante, se defender fisicamente para proteger os seus pertences. Por isso quando veem a idosa gritando todos os criminosos saem correndo de cabeça baixa.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Ajude o Noroeste Informa

Chave: bc1qqgzrj7g03xqsc9cvr3n7m0yvrdc0s7wky453ux

Comentários: