Um levantamento da Atlas/Bloomberg divulgado recentemente mostra que 53% da população do país considera que a economia do país esta ruim. Outros 29%, segundo a pesquisa, consideram que a economia está boa, enquanto 18% acham que a economia está normal.
O levantamento também questionou como os entrevistados avaliam a situação econômica de sua família. Consideram o cenário familiar ruim 38%, enquanto outros 33% consideram bom. Já 29% consideram o cenário normal.
Um dos principais fatores que impactam o poder de compra das famílias é a inflação. Hoje, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede os preços no Brasil, está em 5,23% em 12 meses, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao mês de julho.
Em outro questionamento, a Atlas quis saber se a população brasileira teme que a economia piore nos próximos seis meses. Neste questionamento 49% consideraram que o cenário econômico vai piorar, enquanto 36% consideram alguma melhora no mesmo período. Já 15% consideram que a situação deve permanecer igual.
Foram entrevistadas 6.238 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 20 e 25 de agosto de maneira aleatória e online. A margem de erro é de um ponto porcentual e o nível de confiança é de 95%.