O comércio varejista brasileiro viveu uma intensa dinâmica de aberturas e fechamentos de pontos de venda nos últimos dez anos. Entre janeiro de 2014 e agosto de 2024, foram abertas 11,6 milhões de lojas no país, o equivalente a 91 mil novas inaugurações por mês. No mesmo período, 7 milhões de estabelecimentos encerraram suas atividades, ou seja, 55 mil fechamentos mensais em média.
Os dados indicam que, para cada 10 lojas abertas, cerca de 6 (60,8%) acabam fechando, o que mostra a volatilidade do setor varejista no Brasil. A pesquisa analisou dados próprios das empresas, da Receita Federal e do IBGE, considerando 22 segmentos do varejo, como supermercados, farmácias, perfumarias e lojas de variedades.
O levantamento menciona também que o protagonismo nas aberturas de empresas é dos MEIs (microempreendedores individuais), que são responsáveis por 69% das inaugurações. Por outro lado, as microempresas lideram os fechamentos, representando 88% das atividades encerradas no período.