Brasil: ANEEL manteve a bandeira vermelha na conta de energia este mês

Brasil: ANEEL manteve a bandeira vermelha na conta de energia este mês

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de novembro permanecerá no patamar vermelho 1. Isso significa que o valor adicional cobrado na conta de luz seguirá igual ao aplicado em outubro, ou seja, sem alteração para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a ANEEL, a decisão foi tomada devido ao cenário hídrico desfavorável que o país enfrenta. O volume de chuvas segue abaixo da média histórica e os níveis dos reservatórios continuam baixos, o que obriga o acionamento de usinas termelétricas, fontes de energia mais caras.

O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1”, informou a agência em nota.

A bandeira vermelha patamar 1 significa um acréscimo é de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em setembro, o país havia operado sob a bandeira vermelha patamar 2, com custo de R$ 7,877 por 100 kWh, o que significa que, embora a situação tenha melhorado ligeiramente em outubro, ainda não há condições para retornar à bandeira amarela ou verde.

Leia matérias relacionadas abaixo:

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp