O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou sua saída da corte. A declaração ocorre após especulações sobre sanções por parte dos Estados Unidos da América a ministros da corte. Barroso tem 67 anos e poderia ficar no STF até os 75 anos.
Ao comunicar a saída, o ministro declarou que só pretende ficar mais alguns dias a fim de entregar pedidos de vista e resolver pendências. No entanto, em plenário, a saída é imediata. “Essa é a última sessão plenária de que participo”, disse ele. “Por 12 anos ocupei o cargo de ministro do STF sendo presidente nos últimos 2 anos. Foram tempos de imensa dedicação à causa da justiça e da democracia. A vida me proporcionou a benção de servir ao país”, disse em carta de despedida.
Na presidência do STF, exerceu papel central durante o julgamento dos envolvidos nos atos do 8 de janeiro. O Supremo Tribunal Federal, sob sua coordenação, condenou dezenas de réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, responsabilizado por suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo fontes próximas ao ministro, a vontade de deixar o STF se intensificou em Barroso com a atual animosidade entre Brasil e Estados Unidos.
Fonte: Metrópoles