Brasil: Botão de contestação do Pix já está disponível aos usuários

Brasil: Botão de contestação do Pix já está disponível aos usuários

O botão de contestação de transações do Pix já está disponível aos usuários. A finalidade é facilitar a devolução de valores para as vítimas de fraude, golpe e coerção.

Formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o botão pode ser acionado pelo aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário tenha relacionamento. Assim, o MED, criado em 2021, passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com a central de atendimento pessoal da instituição.

Conforme o Banco Central (BC), ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam, inclusive valores parciais. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação.

O Banco Central explicou que o autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas. O MED, bem como seu botão de contestação, não se aplicam entretanto, para casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como erro de digitação de chave) ou qualquer erro que envolva terceiros de boa-fé. Em resumo, ele é específico para fraude, golpe e coerção.

Outra mudança no MED é que será possível fazer a devolução do dinheiro a partir de outras contas, e não apenas daquela utilizada na fraude. Esse recurso estará disponível a partir de 23 de novembro, de forma facultativa, e se torna obrigatória em fevereiro do ano que vem.

Até então, a devolução dos recursos poderia ser feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, em geral, retiram rapidamente os recursos da conta que recebeu o dinheiro e transferem para outras. Dessa forma, quando o cliente faz a reclamação e pede a devolução, o mais comum é que a conta já esteja esvaziada. 

Os aprimoramentos no MED irão identificar possíveis caminhos dos recursos. Essas informações serão compartilhadas com os participantes envolvidos nas transações e permitirão a devolução de recursos, após a contestação.

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