O cenário econômico, marcado pela inflação elevada e salários limitados, levou grande parte dos brasileiros a reavaliar suas escolhas no supermercado. Dados de um pesquisa feita pela Neogrid mostram que 82% dos consumidores passaram a optar por produtos mais acessíveis com objetivo de reduzir gastos e priorizar as necessidades básicas.
A pesquisa também mostra que 73% já veem alguns alimentos como supérfluos, com destaque para chocolates, citados por 45%, e bebidas alcoólicas, por 19%. Em relação aos produtos substituídos, 63% dos consumidores indicaram que retomariam antigos hábitos se os valores voltassem a um patamar acessível.
Entre as categorias mais afetadas pela troca de produtos estão os itens de limpeza, com 68,86% de substituições. Ela é seguida por itens de higiene pessoal (57,06%) e alimentos (53,77%). Já as carnes e derivados (53,04%) vem em seguida entre os produtos que sofreram substituições nos carrinhos dos consumidores. Logo em seguida vem cosméticos (29,20%) e ovos/lácteos (28,71%). O levantamento aponta que as marcas próprias dos supermercados também vêm ganhando espaço por oferecerem preços mais baixos.
Fonte: Revista Oeste