O CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, enviou uma carta ao ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, se desculpando pelas mentiras que divulgou sobre a carne brasileira. Embalado pela onda protecionista francesa, Bombard disse que a rede não venderia mais a proteína do Mercosul nos mercados franceses e disparou falsas acusações quanto a qualidade e até questões sanitárias.
Em resposta, grandes produtores cortaram o fornecimento de carne para o Carrefour no Brasil. O Brasil é o segundo maior mercado do grupo. Em resposta ao pedido de desculpas, os principais produtores de carne no Brasil decidiram suspender a decisão de boicotar a entrega do produto para a rede francesa de supermercados.
Os frigoríficos se deram por satisfeitos com a carta enviada pelo CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. As empresas de carne aqui no país entendem a decisão política do Carrefour na França, mas queriam que a empresa deixasse claro que não se trata de algo em relação à integridade do produto brasileiro. Consideraram que a correspondência de Bompard esclareceu esse ponto e eliminou dúvidas.