O estado do Ceará foi escolhido para sediar um projeto de data center que promete ser o maior empreendimento de infraestrutura digital já instalado no país. O investimento estimado é de R$ 50 bilhões. Segundo o site Gazeta do Povo, a big tech mais próxima de assinar o contrato é a ByteDance, controladora do aplicativo TikTok.
A tendência é que a gigante chinesa seja a detentora de uma das maiores infraestruturas do segmento na América Latina. O centro de dados será construído no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Caucaia (CE), cidade vizinha da capital Fortaleza.
A operação será hospedada pelo Data Center Pecém, desenvolvido pela Omnia – plataforma de data centers hiperescaláveis do Fundo V de Infraestrutura do Pátria Investimentos – em parceria com a Casa dos Ventos, referência em energia renovável. Nos bastidores, o acordo com a controladora do TikTok é dado como certo pelo Ministério de Minas e Energia e pelo governo cearense, com previsão de atendimento exclusivo para segurança e autonomia das operações do grupo chinês.











