A primeira-dama Janja Lula da Silva anunciou na última quinta-feira (13/03), que iria restringir seu perfil no Instagram. Ela alega ter agido em resposta a uma série de ataques misóginos e odiosos que recebeu na plataforma. A partir de agora, apenas aqueles que forem aceitos como seguidores poderão acompanhar suas publicações. Quem já a seguia anteriormente manterá o acesso ao conteúdo.
Em nota, a assessoria de Janja afirmou que os ataques recebidos são um exemplo de como muitos veem as redes sociais como um ambiente sem controle. “Comentários que não são apenas machistas e misóginos, o que, por si só, já seriam abomináveis. Mas comentários que muitas vezes possuem teor criminoso, que difamam, caluniam e ameaçam a segurança e integridade de Janja Lula da Silva”, declarou o texto.
A assessoria de Janja justificou que, embora a primeira-dama seja uma figura pública devido ao seu casamento com o presidente Lula, ela tem o direito de controlar seu perfil nas redes sociais. Essa restrição, segundo ela, será mantida por tempo indeterminado.