Um multidão se reuniu ontem (06/04), na Avenida Paulista, para pedir anistia em favor dos presos do 8 de janeiro de 2023. Duas horas antes do início oficial, o evento já reunia mais público do que o protesto organizado por setores da esquerda no último dia 30 de março. Diversas autoridades, personalidades, religiosos e políticos estiveram presentes no evento.
Os manifestantes consideram abusivas as penas que tem sido impostas pelo Supremo Tribuna Federal (STF) aos presos que depredaram a esplanada dos ministérios em 2023. O ato inclusive tem como carro-chefe a pena de 14 anos de prisão imposta à cabeleireira Débora Rodrigues.
Débora foi condenada por crimes como: tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Debora, entretanto, apenas escreveu a frase “perdeu mané” com batom, na estátua da justiça que fica na praça dos três poderes. A decisão do STF tem gerado reação entre aqueles que sustentam desproporcionalidade nas penas e perseguição política.