Brasil: Espírito Santo é líder na recuperação da Mata Atlântica

Brasil: Espírito Santo é líder na recuperação da Mata Atlântica

Entre 2023 e 2025, o estado do Espírito Santo registrou o plantio de mais de 2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica. O levantamento, feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), aponta que o estado lidera o ranking nacional de recuperação de áreas degradadas, divulgado em abril de 2025 pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Municípios como Montanha, Pinheiros, Muniz Freire e Alegre estão entre os que mais se destacaram nas ações. O Programa Reflorestar segue como a principal iniciativa estadual, com 12 mil hectares de florestas recuperados e outros 13 mil preservados em 12 anos de atuação. O projeto também viabilizou o plantio de mais de 9 milhões de árvores, além de adotar medidas de conservação de solo e água.

Conforme a SEAMA, mais de 5,2 mil produtores já foram atendidos e cerca de R$ 100 milhões investidos. Só nos últimos anos, o programa contribuiu com o plantio de 1,3 milhão de mudas, incluindo espécies nativas e produtivas, como café e frutíferas.

O esforço capixaba está alinhado ao Tratado da Mata Atlântica, firmado em 2023 pelos estados do COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste). O acordo prevê 100 milhões de mudas plantadas até 2026, além da restauração de 90 mil hectares e o combate ao desmatamento ilegal.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp