Após a realização das audiências públicas, a ferrovia Ferrovia Vitória-Rio (EF-118), entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), está mais perto de acontecer. Também está incluído no pacote a prestação do serviço de transporte ferroviário de cargas no trecho compreendido entre os municípios de Santa Leopoldina (ES) e Nova Iguaçu (RJ).
Passando por uma extensão de 575 quilômetros, a EF-118 pretende promover a integração da malha do Sudeste e garantir o acesso ferroviário a importantes terminais portuário, entre eles, o Porto do Açu. A audiência pública dá sequência ao processo de implantação, após a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental realizados pela Infra S.A.
O trecho de 80 km entre Santa Leopoldina e Anchieta deverá ser construído pela Vale, como contrapartida pela prorrogação antecipada das suas ferrovias, e passará a integrar o contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). O trecho de aproximadamente 170 km entre Anchieta e o Porto do Açu integrará uma nova concessão, alvo desse estudo de viabilidade, a qual poderá contemplar ainda a construção do trecho de 325 km entre o Porto do Açu e Nova Iguaçu.