Brasil: Motta propõe voto distrital misto como nova forma de eleger deputados em 2030

O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Rep), tem defendido a retomada do debate sobre a adoção do voto distrital misto no Brasil. O modelo propõe uma mudança na forma de eleição de deputados federais, estaduais e vereadores, permitindo que o eleitor registre dois votos – um para escolher um representante de sua região e outro para definir o partido de sua preferência.

A proposta é apresentada como uma alternativa ao atual sistema proporcional de lista aberta, no qual os votos dados a candidatos ou legendas pertencem ao partido, que define o número de cadeiras conquistadas conforme o total de votos. Nesse modelo, candidatos com votação expressiva podem transferir votos excedentes para outros integrantes da mesma legenda, mecanismo que é alvo de críticas por diluir o vínculo entre eleitores e eleitos e estimular a fragmentação partidária.

A discussão sobre o voto distrital misto já está ocorrendo há pelo menos seis meses entre dirigentes partidários. Como o prazo para alterações nas regras eleitorais de 2026 já foi encerrado, a avaliação é de que haveria condições de aprovar a mudança para vigorar a partir das eleições de 2030. O movimento é visto como uma tentativa de fortalecer os partidos, hoje dependentes de candidatos com grande capacidade de atração de votos.

No modelo distrital misto, metade das cadeiras seria preenchida por deputados eleitos de forma majoritária em distritos regionais, vencendo o candidato mais votado. A outra metade seria ocupada por representantes escolhidos a partir do voto no partido, com base em listas previamente apresentadas e ordenadas pelas legendas em cada estado. Entidades como a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil avaliam que o sistema pode tornar a representação política mais conectada aos eleitores e fortalecer o funcionamento da democracia.

Fonte: Gazeta do Povo

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp

Brasil: Motta propõe voto distrital misto como nova forma de eleger deputados em 2030

Brasil: Motta propõe voto distrital misto como nova forma de eleger deputados em 2030

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp