As notícias recentes sobre um possível retorno do horário de verão já neste ano de 2025 gerou expectativas e dúvidas sobre o tema. Apesar dos rumores entretanto, a informação foi negada pelo Governo Federal, que confirmou a manutenção da suspensão da medida.
O Horário de Verão foi criado com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica, aproveitando melhor a luz natural ao adiantar os relógios em uma hora. Na visão de alguns especialistas, um possível retorno da medida poderia aliviar o sistema elétrico, especialmente durante os horários de pico.
No entanto, o Ministério de Minas e Energia (MME) destacou que o uso crescente de ar-condicionado fez os pico de consumo deixarem de acontecer no início da noite e passarem para as tardes mais quentes, tornando a medida sem efeito prático. A questão entretanto, é continuamente avaliada levando em conta a disponibilidade de energia até 2026.
O MME também informou que, mesmo após o inverno seco, os reservatórios seguem em condições normais, em uma situação ainda melhor que a registrada no ano anterior (2024). Isso asseguraria estabilidade ao Sistema Interligado Nacional.
A implementação do horário de verão também depende de uma decisão presidencial, que até agora não deu sinais de um retorno da medida.