A maioria dos brasileiros (64%) declararam não consumir álcool em 2025, um aumento de abstinentes em relação a 2023, quando 55% disseram não beber. Os dados são da pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec, a pedido da realizada a pedido do CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) para a sétima edição da publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2025. A mudança é reflexo principalmente do recuo do consumo entre os adultos jovens de 18 a 34 anos.
A abstinência nessa faixa etária aumentou de 46% para 64% entre as pessoas de 18 a 24 anos e de 47% para 61% entre os de 25 a 34 anos. Conforme Mariana Thibes, doutora em sociologia e coordenadora do CISA, os dados confirmam que os jovens brasileiros, assim como é observado internacionalmente, estão bebendo menos.
“Além do aumento da abstinência, o consumo abusivo de álcool na faixa etária dos 18 a 24 anos diminuiu de 20% para 13% em dois anos e a maioria deles, quando bebe, consome uma ou duas doses por ocasião”, diz ela, em comunicado.
Em relação à abstinência, os maiores aumentos ocorreram, ainda, entre indivíduos com ensino superior (de 49% para 62%), moradores da região Sudeste (de 51% para 62%) e das classes A/B (de 44% para 55%), sendo mais acentuado nos municípios localizados em regiões metropolitanas e capitais. A pesquisa também indicou uma diminuição da frequência do consumo de álcool, com redução de 6 pontos percentuais na ingestão de bebida alcoólica uma vez por semana ou a cada quinze dias. Entre os bebedores, acima de um terço (39%) consome de uma a duas doses por ocasião.








