Brasil: País têm sua pior colocação histórica em índice de corrupção global

O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2025, divulgado pela Transparência Internacional, aponta avanço da corrupção inclusive em democracias consolidadas. O levantamento, em sua 31ª edição, avaliou mais de 180 países e territórios com base na percepção de corrupção no setor público.

O Brasil manteve a 107ª posição entre 182 nações, com 35 pontos, sua pior colocação histórica. O país ficou abaixo da média global, abaixo dos índices apresentados em 2020, durante o governo Bolsonaro, e abaixo da média das Américas.

O relatório destaca queda no número de países com parâmetros associados a uma governança limpa. Há dez anos eram 12, em 2025, apenas cinco. A Dinamarca lidera pelo oitavo ano consecutivo, seguida por Finlândia e Singapura.

Os Estados Unidos registraram sua menor pontuação histórica. A organização cita como motivos a deterioração do clima político, escândalos éticos na Suprema Corte e medidas que, segundo o relatório, envolvem politização de decisões e enfraquecimento da independência judicial. Países como Reino Unido, Canadá, Suécia, Nova Zelândia e França também registraram recuos.

O estudo também aponta declínios significativos desde 2012 em países como Turquia, Hungria e Nicarágua, associando-os a retrocessos democráticos e enfraquecimento institucional. Na América Latina, a entidade alerta para maior vulnerabilidade ser o crime organizado.

Mais de dois terços dos países avaliados ficaram em posições consideradas muito baixas. Entre os piores resultados estão Somália e Sudão do Sul e Líbia, Iêmen e Eritreia. O relatório cita avanços graduais em países como Albânia, Angola, Ucrânia e Uzbequistão.

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp

Brasil: País têm sua pior colocação histórica em índice de corrupção global

Brasil: País têm sua pior colocação histórica em índice de corrupção global

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp