Brasil: Rede e PSOL alinham renovação de federação partidária para as eleições de 2026

Brasil: Rede e PSOL alinham renovação de federação partidária para as eleições de 2026

Os partidos Rede Sustentabilidade e o PSOL estão em tratativas para renovar a federação partidária vigente para as eleições deste ano. A aliança foi estabelecida para o pleito de 2022. A manutenção da união entre as legendas é vista como uma alternativa para superar a cláusula de barreira, que limita o acesso aos recursos do Fundo Partidário e que terá regras ainda mais rígidas para a eleição de deputados federais em 2026.

Atualmente, a federação Rede-PSOL possui 15 parlamentares eleitos na Câmara dos Deputados, distribuídos em seis estados. Na avaliação de dirigentes de ambas as siglas, há uma ampla possibilidade de renovação da aliança, já que a federação, na avaliação destes, foi bem sucedida, possibilitando êxito às duas legendas.

A nível nacional, ambos os partidos continuarão alinhados no apoio ao Partido dos Trabalhadores (PT) na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há uma tentativa, inclusive, encabeçada pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva, em tentar levar PSOL e Rede à Federação Brasil da Esperança que reúne, hoje, além dos petistas, o PV e o PCdoB.

Previstas na legislação eleitoral desde 2021 e vigentes desde o pleito de 2022, as federações partidárias reúnem duas ou mais legendas com afinidade programática para que passem a atuar como se fossem uma única agremiação. A união deve vigorar por pelo menos quatro anos e tem abrangência nacional. Isso faz com que, na prática, as federações partidárias funcionem como um teste para uma eventual fusão ou incorporação envolvendo as legendas que a integram.

O primeiro pleito a incorporar o modelo de federação partidária foi o das eleições gerais de 2022, e a primeira vez que a modalidade vigorou em eleições municipais foi em 2024. Atualmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconhece quatro federações partidárias. Além do casamento entre Rede e PSOL, existem também PRD-Solidariedade, PT-PCdoB-PV e PSDB-Cidadania completam o rol de partidos unidos pela modalidade.

Fonte: O Tempo

Compartilhe este texto:

Facebook
WhatsApp