Brasil: “Taxa das blusinhas” reduz consumo e muda hábitos das classes C e D

Brasil: “Taxa das blusinhas” reduz consumo e muda hábitos das classes C e D

Um ano após a aprovação da taxação de compras internacionais, a chamada “taxa das blusinhas”, o comportamento do consumidor no Brasil. A legislação tributa as compras feitas pela internet no estrangeiro no valor de até 50 dólares.

Uma pesquisa da organização Plano CDE identificou que as pessoas das classes C, D e E foram as mais afetadas. O levantamento “Compras Online Brasil” mostra que o volume de encomendas internacionais realizadas por estes consumidores, entre agosto de 2024 a abril de 2025, caiu 35%, o que significa 14 milhões de brasileiros que deixaram de importar produtos online.

O impacto é três vezes maior do que o aferido pelas classes A e B, que reduziram em 11% as compras por meio dessas plataformas. O diretor de pesquisa e inovação da Plano CDE, Breno Barlach, afirma que a taxação não significa justiça tributária.

É o mesmo erro que a gente vê na taxação do consumo. Aquela porcentagem de imposto sobre o arroz, por exemplo, é a mesma para o rico e para o pobre. Só que, para o pobre, é um valor muito maior em relação à renda, ao salário, e para o rico é pouca coisa. O pobre percebe os cada ponto percentual de imposto muito mais em relação à renda”, explica ele.

Fonte: CBN

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