A Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (PMCG) fez uma grave denúncia nesta semana. Segundo a administração municipal pessoas que vivem em situação de rua em outros municípios, e até em outros estados, estão sendo encaminhadas para a cidade com a promessa de emprego e acolhimento.
A PMCG diz que apenas esta semana, por exemplo, chegaram na cidade cerca de 15 indivíduos por um albergue de Vitória, no Espírito Santo. Em um desses casos constatados pela equipe do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), é de uma família, com dois adultos e duas crianças. “Isso não aconteceu só com a gente. No mesmo dia em que a gente saiu, umas 15 pessoas vieram de uma vez. Tinha um cara que estava sem noção para qual lugar ele ia”, contou uma das pessoas que chegaram na cidade.
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, explica que os casos envolvendo moradores transportados por órgãos oficiais de outros municípios serão enviados para avaliação do Ministério Público. “Os órgãos municipais de outras cidades estão encaminhando algumas pessoas em situação de rua para Campos como se elas fossem objetos. Obviamente, a gente recebe pessoas em situação de rua procurando abrigo e também os serviços ofertados pelo Centro POP, mas em casos como esses, em que as pessoas são despachadas, a gente vai encaminhar para os órgãos de controle, como o Ministério Público e Justiça, para que possam tomar as medidas cabíveis”, disse ele.
Entre os meses de janeiro a agosto deste ano (2025), cerca de 45 pessoas solicitaram o apoio do Centro POP para retomar a vida em suas cidades. Essas pessoas estavam em situação de rua em Campos dos Goytacazes por diversos motivos, entre eles promessas de emprego que não foram concretizadas.
Fonte: NF Notícias