Em uma audiência pública realizada na última terça-feira (29/10) a Comissão de Segurança Pública da ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) apoiou o fim da escala de 24×48 na Polícia Militar. O argumento é que a atual carga de trabalho é prejudicial à saúde dos agentes policiais.
O Presidente da Comissão, deputado estadual Márcio Gualberto (PL), argumenta que a mudança é essencial para proporcionar descanso adequado aos policiais. Ele propôs a adoção de uma escala 24×72 horas, o que permitiria mais tempo de recuperação sem comprometer o policiamento ostensivo.
“Policiais não são máquinas e precisam de descanso adequado. Escalas desumanas levam a problemas graves de saúde, e por isso vamos auxiliar a instituição a buscar uma solução,” afirmou Gualberto.
Outro tema abordado na audiência pública foi o uso excessivo do Regime Adicional de Serviço (RAS) compulsório. Tanto parlamentares, quanto representantes de classe, criticaram o impacto negativo da sobrecarga de trabalho na saúde dos policiais.