Noroeste Informa

Editorial: Por qual motivo Guilherme Fonseca quer calar o Noroeste Informa?

Editorial: Por qual motivo Guilherme Fonseca quer calar o Noroeste Informa?
Guilherme Fonseca

Nesta semana o candidato a prefeito de Porciúncula pelo PSD, Guilherme Fonseca, entrou em uma verdadeira batalha judicial contra o Noroeste Informa. A coligação que apoia Guilherme (Porciúncula para todos) move três ações contra o nosso site com a única finalidade de retirar nossos textos sobre Porciúncula do ar.

A primeira matéria que eles pedem que seja removida em caráter de urgência é a que trata da impugnação da pesquisa eleitoral que mostra Guilherme em posição vantajosa (veja aqui). Outra reportagem que a coligação de Fonseca também quer que seja removida é apenas um relato feito por uma senhora vítima de racismo (veja aqui). Considerando a postura do candidato até o momento, podemos imaginar que este editorial também será alvo de uma ação judicial.

Vamos tratar neste editorial apenas da matéria que trata sobre os candidatos a prefeito de Porciúncula (veja aqui). No pedido para que seja excluída a reportagem, os advogados de Guilherme afirmam que a reportagem “faz comentários jocosos, perniciosos, que servem tão somente para atacar a honra tanto objetiva quanto subjetiva do candidato desta Coligação, Sr. Guilherme Fonseca.

No texto em questão apenas apresentamos fatos sobre trajetória política e profissional de Guilherme, além de alguns de seus aliados. Fizemos isso igualmente com os outros dois candidatos, diga-se. Então resta a pergunta o que há de jocoso, pernicioso ou desonroso nisto? Aliás, no final da matéria abrimos espaço para correções e adições caso os próprios candidatos achassem necessário.

Naquele texto dissemos que Guilherme é neto do ex-prefeito Alaor Braz da Fonseca e que ele teve 4389 votos na sua primeira tentativa a cadeira executiva. Informamos também que a sua trajetória política está atrelada ao ex-deputado federal Rodrigo Maia.

Erramos? Não é ele neto do ex-prefeito? Não teve a votação que dissemos que teve? Guilherme não exibe em suas redes sociais sua relação política com Rodrigo Maia? Onde está o lado pernicioso nisto?

Dissemos que seu colega de chapa e vice é Riandro Petrucci, que foi vice prefeito de Léo Coutinho. Isso não é um fato? Ele não foi? Não concorreu ao lado do atual prefeito em 2016? Riandro não está hoje em um grupo diferente do qual foi eleito vice-prefeito anteriormente? O que há nisto de jocoso?

Em seu site pessoal (veja clicando aqui) ele afirma ter ocupado diversos cargos na capital fluminense (Rio de Janeiro) entre 2019 e 2021. Também faz menção a diversos cursos que realizou na região metropolitana do estado. Como foi ele mesmo que afirmou isto, questionamos, ele residia em Porciúncula nesse período? Ia e voltava todos os dias do Rio de Janeiro? Há algo de desonroso em questionar isso?

Agora, caso Guilherme de fato resida de forma fixa em Porciúncula, ele certamente terá como comprovar, bastava então escrever uma nota que faríamos a devida retificação. Como imprensa, entretanto, nosso dever é questionar.

Em seguida dissemos que Guilherme é apoiado pelos ex-prefeitos Carlos Sérgio e Miriam Porto, além do apoio dos ex-vereadores Luciano Serafini e Saulo Calzolari. Também dissemos que Carlos Sérgio está inelegível e que Serafini e Calzolari foram cassados quando vereadores – erramos? Isso não é informação pública? E ele não é de fato apoiado por esses que inclusive sobem em seu palanque?

Como seria possível que noticiar esses fatos sejam um ataque a honra de Guilherme quando ele mesmo deixa cada uma dessas informações disponível em suas redes sociais? O que existe de pernicioso em levantar essas questões? Tornou-se ilegal levantar dados e fazer questionamentos aos candidatos a cargos públicos de relevância? Não estávamos cientes!

Noticiar dados e fatos públicos não é um ataque a honra de quem quer que seja e nem possui juízo de valor intrínseco. Cada leitor fará o próprio julgamento com base no que foi apresentado. Infelizmente, o que parece, é que a campanha de Guilherme leu o perfil de seu candidato e não gostou. Só que isso não é nem de longe um problema do Noroeste Informa.

P.S.: Assim como nas demais reportagens, caso Guilherme Fonseca, sua campanha ou qualquer dos citados queiram fazer adições e correções basta que enviem para nossa equipe suas considerações que colocaremos de maneira integral no corpo do texto.

Leia abaixo matérias relacionas:

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram