O governo do estado do Espírito Santo lançou o Programa Mulher Segura, uma nova estratégia tecnológica para combater a violência doméstica e prevenir feminicídios no estado. O projeto prevê o monitoramento de agressores por meio de tornozeleiras eletrônicas, com aviso em tempo real para as vítimas por celular.
Foram adquiridos 200 conjuntos de tornozeleira e celular para a iniciativa, que começa a ser implementada na Região Metropolitana, priorizando Vitória, onde três vítimas já foram contempladas. O programa será expandido gradativamente para os municípios de Serra, Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari, e depois para o interior, dependendo da infraestrutura de sinal de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e telefonia móvel.
O governador Renato Casagrande (PSB) destacou a necessidade “A gente está reduzindo o feminicídio, (…) mas temos necessidade de avançar e, com o programa, esperamos alcançar mais resultados daqui para a frente.” O Espírito Santo registrou 29 feminicídios neste ano.
O sistema terá alertas em dois níveis. O primeiro, o amarelo (advertência), é o perímetro de segurança (dobro da zona de exclusão) e neste momento a central de monitoramento é avisada. O segundo, o vermelho (emergência), a tornozeleira do agressor vibra, a vítima recebe mensagem com a localização do agressor em tempo real e Polícia Militar é acionada.
Fonte: Sudeste Agora










