A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (SESA) lançou um edital oferecendo 535 vagas para formação em serviço na Atenção Primária à Saúde (APS), além de cadastro de reserva. A remuneração pode chegar a R$ 15 mil. As inscrições estarão abertas e vão até o dia 2 de novembro, por meio do site do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).
O programa contempla 67 municípios, distribuídos entre as diversas regiões do Espírito Santo, e terá duração de quatro anos, voltado a profissionais que integrarão equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), Equipes Multiprofissionais Ampliadas e Consultório na Rua.
Esta será a primeira vez em que os gestores municipais poderão solicitar vagas para o programa de forma totalmente digital, por meio da plataforma Conecta ICEPi, lançada em agosto. A ferramenta moderniza o processo, permitindo que os municípios selecionem categorias profissionais e acompanhem em tempo real todas as etapas da seleção.
O Qualifica-APS é uma das principais iniciativas do governo estadual para fortalecer a APS, promovendo educação permanente, qualificação técnica e integração entre ensino e prática assistencial. O programa visa ampliar o acesso, a resolutividade e a qualidade do cuidado prestado à população capixaba.